A equipe médica responsável pela cirurgia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista coletiva, disse que o procedimento ocorreu dentro da normalidade. O petista foi submetido à colocação de uma prótese no quadril, operação ocorrida no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
“O procedimento ocorreu sem transcorrências. O presidente se encontra acordado, indo para a recuperação pós-anestésica. Nas próximas horas, o presidente irá para o apartamento, um quarto normal. Deverá ficar internado nos próximos dias”, disse o médico Roberto Kalil.
Chamado de artroplastia do quadril, o procedimento necessitou de anestesia geral e durou cerca de três horas. A previsão é que Lula fique internado até a próxima terça-feira (3). Depois da alta hospitalar, o presidente deve despachar direto do Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo.
Cirurgia
Na prática, a prótese substitui a articulação do quadril doente por uma artificial de material metálico.
De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o procedimento deve proporcionar o alívio da dor provocada pela artrose, a correção de deformidades e a recuperação do movimento da articulação.
O mesmo instituto destaca que esse tipo de cirurgia promove ao paciente o retorno às atividades diárias e de locomoção, como sentar, andar, subir e descer escadas.