Cidade mais ucraniana do Brasil também é conhecida como "capital da oração"

Cerca de 80% da população de Prudentópolis (PR) tem ascendência ucraniana de um total de 50 mil habitantes

Da redação com Jornal da Band

No Brasil, quem acompanha a guerra entre a Rússia e Ucrânia são os imigrantes ucranianos. Em Prudentópolis, por exemplo, cerca de 80% dos habitantes tem ascendência do país do Leste europeu de um total de 50 mil moradores. A pequena cidade fica no interior do Paraná.

O produtor rural Alessandro Stoski é um dos que tem o sangue ucraniano nas veias. Ele morou na Ucrânia entre 2008 e 2013 e em 2015, quando viu de perto a luta armada em regiões separatistas.

“Tenho contato com os meus amigos que estudavam conosco na faculdade. No momento, todos que têm entre 18 e 60 anos, independente da profissão, estão sendo mobilizados para a linha de confronto”, explicou Stonski.

A cidade mais ucraniana do Brasil também é conhecida como a capital da oração no Paraná, famosa pela fé dos moradores com a fé cristã. Na Paróquia de São Josafat, igreja que realiza vigílias pelo fim da guerra. Outros templos da cidade também se mobilizam. 

“[Eles estão] desesperados e chocados. Muitas pessoas estão debaixo da terra [em bunkers de proteção] com crianças pequenas, pessoas grávidas e que precisam de ajuda. Quando você olha e ouvi tudo isso, o seu coração doe muito porque, daqui, nós só podemos mesmo é orar”, lamentou o missionário ucraniano Vitalii Arshulik.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais