Cidade do Rio de Janeiro mantém suspensa a vacinação contra a Covid-19 amanhã

Secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz cobrou mais agilidade do Ministério da Saúde para liberar doses de vacina

Marcus Sadok, no BandNews TV

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro afirmou, que mesmo com as doses recebidas nesta madrugada, o calendário de vacinação não será retomado nesta quinta-feira (12). De acordo com Daniel Soranz, são necessários mais imunizantes para dar andamento a campanha, que foi paralisada nesta quarta-feira (11) quando seriam vacinadas as pessoas com 24 anos.

“A gente tem reiteradamente pedido para o Ministério distribua essas vacinas em no máximo 24 horas do momento do recebimento, que acelere os processos de distribuição, não é admissível que uma vacina fique mais de seis dias para ser distribuída, no momento que temos um aumento de variante delta e de internações. A gente sabe que o único jeito da gente voltar ao normal é se a gente conseguir vacinar nossa população”, disse em entrevista ao BandNews TV

Soranz afirmou que a capital fluminense deve receber pelo governo estadual cerca de 38 mil doses. “A gente aplica uma média de 80 mil doses por dia e precisaria receber as vacinas que estão em estoque para continuar nosso calendário”, afirmou. 

Cem mil doses chegaram nesta madrugada à Coordenação de Armazenagem da Secretaria Estadual de Saúde. Parte dos imunizantes será destinada à capital, que só está vacinando hoje adultos acima de 50 anos e pessoas com deficiência, além de gestantes e puérperas a partir de 18 anos. A segunda dose também está mantida nos postos normalmente.

Nesta terça-feira (10), o prefeito do Rio de Janeiro voltou a criticar a demora do repasse pelo governo federal, já que parte dos imunizantes estava disponível desde o dia 4, segundo Eduardo Paes.

O Ministério da Saúde não se posicionou sobre a declaração, mas afirmou que cerca de 416 mil vacinas vão ser destinadas ao estado nos próximos dias.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais