A cidade de São Paulo registrou, neste domingo (8), novo recorde de maior temperatura média máxima do inverno.
Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da prefeitura de São Paulo registraram média de 33,9°C, sendo que a máxima absoluta ocorreu na Freguesia do Ó, na Zona Norte da capital, com 35,2°C.
Ainda dentro da estação do inverno, anterior a esses dados, a média máxima aferida pelo CGE ocorreu no dia 7 de setembro, com 32,7°C, e máxima absoluta de 33,9°C no dia 19 de agosto, na Mooca, Zona Leste da cidade.
Tendência para os próximos dias
A recomendação do CGE da prefeitura de São Paulo em função da forte onda de calor nesta primeira quinzena de setembro é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas.
Em relação ao meio ambiente, especial atenção para a dificuldade de dispersão dos poluentes, o que impacta diretamente na qualidade do ar e na saúde das pessoas, principalmente crianças e idosos. Além disso, a baixa umidade favorece a propagação de queimadas e incêndios florestais.
Na terça-feira (10), o cenário atmosférico segue inalterado, ou seja, predomínio de sol entre poucas nuvens e céu claro, com temperaturas bem acima da média esperada para setembro. Mínima de 18°C e a máxima chega facilmente aos 33°C, com percentuais mínimos de umidade em torno dos 21%.