Notícias

Cidade de SP pode ter mínima de 12ºC neste domingo; Defesa Civil reabre abrigo

Queda nas temperaturas ocorre em razão da passagem de uma frente fria. Além do frio, algumas regiões poderão registrar pancadas de chuva

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Defesa Civil de São Paulo reabre, neste domingo (30), o Abrigo Solidário, na Estação Pedro II do Metrô, capital, para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade. O atendimento funcionará entre domingo e segunda-feira (1º), para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas em situação de rua.

Segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), na Região Metropolitana de São Paulo as mínimas tendem a ficar na faixa os 12°C no domingo (30) e 13ºC, na segunda-feira. Isso ocorre em razão da passagem de uma frente fria. Além da queda das temperaturas algumas regiões poderão registrar pancadas de chuva.

Os abrigados terão colchões para dormir, cobertores e refeições gratuitas servidas pelo Programa Bom Prato Móvel. O local tem capacidade para acolher 100 pessoas por noite, além de oferecer jantar e café da manhã.

A entrada do abrigo será pela Estação, na Rua da Figueira, s/n; Bairro Sé, Centro. O atendimento começa às 19h e o local fecha às 8h do dia seguinte.

Demais regiões do estado de SP

Os termômetros devem chegar na casa dos 7ºC, em Campos do Jordão, na segunda-feira (1º). Para a região do Vale do Ribeira, as mínimas devem ser de 13ºC no domingo e de 12ºC na segunda-feira. Já a região do Vale do Paraíba deve registrar mínimas de 12ºC no domingo e na segunda-feira.

No Litoral Sul, Baixada Santista e Litoral Norte, as mínimas variam entre 18ºC e 17ºC no domingo e na segunda-feira, respectivamente.

Orientações à toda população

A queda de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, de doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. 

“Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos”, informou a Defesa Civil. 

Não se deve utilizar aquecedores improvisados no interior das residências. Além do risco de um incêndio, a prática pode provocar intoxicação pela inalação dos gases gerados pelo fogo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.