O Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, declarou nesta sexta-feira (16) à Rádio Bandeirantes que a cidade pretende encerrar a vacinação contra o novo coronavírus do grupo de maiores de 30 anos na próxima semana.
Atualmente o calendário prevê a vacinação de pessoas com 34 anos na segunda-feira, 33 na terça-feira, 32 na quarta-feira, e quinta e sexta serão usados para repescagem dos grupos. Porém, com a previsão de chegada de uma remessa de doses na próxima semana o calendário deve ser adiantado, antecipando idades.
“Nós vamos receber segunda-feira as doses complementares pelo estado, se tudo ocorrer bem. São cerca de 150 mil doses, e nós teremos a quantidade necessária para vacinar 31 anos na quinta-feira e sexta, 30 anos”, completou o secretário.
Aparecido também ressalta que hoje a cidade de São Paulo está vacinando em média 70 mil pessoas com a segunda dose do imunizante. “São cerca de 150 mil pessoas por dia que tomam a 1ª dose e 70 mil com a segunda. Estamos vacinando uma média de 230 mil pessoas todos os dias."
A variante delta está presente na cidade de São Paulo, com apenas um caso confirmado. O paciente é uma pessoa do sexo masculino de 45 anos da região do Belenzinho. Nos últimos dois meses, mais de 555 amostras de testes positivos foram enviados para análise para o Instituto Butantã, Instituto de Medicina Tropical da USP e Instituto Adolfo Lutz, para controle e rastreamento da nova variante na cidade. A variante delta possui um grau de transmissibilidade e de letalidade alto.
“Por enquanto, os estudos todos atestam que 97% do vírus que circula hoje na cidade de São Paulo ainda é da variante P1, ou variante de Manaus e 2% a variante do Reino Unido", completou Edson Aparecido.