Notícias

Ciclone Yáku atinge Peru e coloca país em alerta para enchentes e deslizamentos

Temporada de chuvas já deixou mais de 60 mortos e quase 13 mil impactados pelas chuvas

Da redação

Ciclone Yáku atinge Peru e coloca país em alerta para enchentes e deslizamentos
REUTERS/Sebastian Castaneda

Autoridades do Peru atuam para minimizar o efeito das intensas chuvas causadas pelo ciclone Yáku, que atinge o país nos últimos dias. Segundo Centro de Operações de Emergência Nacional, desde o começo da temporada de chuvas em setembro de 2022, pelo menos 61 pessoas morreram e quase 13 mil foram afetados pelas tempestades. 

As chuvas intensas decorrentes do ciclone atingem diversos pontos do país e as chuvas se deslocam em direção à capital, Lima. Os rios Rímac, Chillón e Lurín transbordaram, causando enchentes em diversas regiões do Peru. A mídia local informa que dezenas de mortos foram registrados nas regiões de Libertad e Áncash. ,

No Balneário de Punta Hermosa, nos arredores de Lima, um deslizamento de terra atingiu as ruas do local, causando perdas materiais na região. Policiais chegaram a isolar áreas para evitar acidentes. 

A presidente do país, Dina Boluarte, suspendeu as aulas escolares e universitárias por 24 horas e o serviço público será remoto, menos os serviços de saúde. Das ações urgentes, o governo peruano declarou alerta permanente para as Forças Armadas e a Polícia Nacional, além de dispor o serviço de água potável do Peru para ativar, caso necessário, 100% dos poços de reserva e servir caminhões de água e cisternas para a população. 

Segundo as previsões do tempo, o ciclone deve se afastar do país nos próximos dias e o nível de alerta vermelho na costa foi reduzido. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais