Ciclone: governo federal reconhece estado de calamidade pública em cidades do RS

Portaria, assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, foi publicada no Diário Oficial da União e já está em vigor

Da Redação

Destriução em Muçum (RS) após temporais por ciclone
Diego Vara/Reuters

O governo federal reconheceu nesta quinta-feira (7) o estado de calamidade pública em 79 municípios do Rio Grande do Sul atingidos pela passagem de um ciclone extratropical. A portaria, assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, foi publicada no Diário Oficial da União e já está em vigor. 

Segundo boletim da Defesa Civil do estado, pelo menos 41 pessoas morreram em decorrência do ciclone no Rio Grande do Sul. Outras nove pessoas estão desaparecidas na cidade de Muçum. 

Ao todo, 80 municípios foram atingidos pelo ciclone com 2.384 desabrigados, 3.953 desalojados e oito feridos. A Defesa Civil ainda informou que mais de 62 mil pessoas foram afetadas.

Com o reconhecimento da situação de calamidade pública, as 79 cidades poderão solicitar envio de recursos para assistência à população, reconstrução de infraestrutura, entre outros. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.