Sobe para 85 o número de mortos devido às chuvas no RS; 134 estão desaparecidos

Segundo a Defesa Civil, mais de 1,1 milhão de pessoas foram afetadas em todo o Rio Grande do Sul

Da redação

Trabalho de resgate segue em diversos pontos do RS
Amanda Perobelli/Reuters

A última atualização do boletim emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgada na noite desta segunda-feira (6), aponta que 385 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas na região, afetando mais de 1,1 milhão de pessoas.

Até o momento, foram confirmadas 85 mortes e há mais quatro em investigação, além de 339 pessoas feridas no estado. Há ainda 134 desaparecidos.

Mesmo com dia de sol, nível do Guaíba continua alto em Porto Alegre

Em meio às enchentes, as fortes chuvas que atingem Porto Alegre desde a semana passada cessaram e o Sol voltou a predominar na capital, mas mesmo assim, o nível do Guaíba continua alto, já que o lago recebe águas vindas de outras regiões

Enquanto a medida de alerta é de 2,5 metros, o nível atual do Guaíba, de acordo com o Centro Integrado de Coordenação de Serviços, está em 5,26 metros. No domingo, a medida chegou a 5,31 metros.

Previsão de chuva para os próximos dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de nível vermelho para a região, indicando que as chuvas intensas permanecerão atingindo o estado, principalmente na região sudeste.

De acordo com a previsão, as chuvas podem chegar a 100 milímetros (mm) por dia e os ventos podem alcançar 100 quilômetros por hora (km/h). O Inmet prevê ainda queda de granizo, grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Os municípios gaúchos que podem ser mais afetados são: Santa Vitória do Palmar; Rio Grande; Pedras Altas, Jaguarão, Herval, Chuí e Arroio Grande.

Aeroporto de Porto Alegre permanece fechado por tempo indeterminado

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (6) pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), por meio de nota. “Não há previsão de retomada. Para a segurança de todos, o terminal de passageiros está fechado.”

“As associadas Abear cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso. Os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem e/ou destino para a capital gaúcha”, completou o comunicado.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.