O geólogo especialista em desastres naturais Pedro Camarinha pontuou que eventos que eram considerados raros estão se tornando comum, a exemplo das chuvas sem precedentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril.
Pedro Camarinha e o professor do curso de engenharia civil da Escola Politécnica da PUC-RS, Jaime Federici Gomes, são os convidados do programa Canal Livre deste domingo (12), que discute a dramática situação dos gaúchos.
Além disso, os especialistas debatem sobre formas de lidar com as perdas materiais e humanas, processo de reconstrução das cidades e o que deve ser feito para prevenção de tragédias.
“Esses eventos que antes eram muito raros, hoje estão se tornando mais comum no dia a dia das pessoas, e hora ou outra, dependendo das infraestruturas, das bacias, isso eventualmente leva impactos também sem precedentes que é o caso que nós estamos vendo”, afirmou Pedro Camarinha.
“O que chamamos de normal é sempre algo categorizado, quando a gente tem uma estatística muito grande, dados por um período de tempo e a gente consegue encontrar aquilo que mais acontece, é aqueles eventos que são mais raros que são chamados os eventos extremos. Então, a maioria das cidades brasileiras, elas foram projetadas olhando para essa normal de décadas atrás, quando elas começaram a ser construídas, o sistema de drenagem, infraestrutura”, declarou Pedro Camarinha.
“Tinha projetos olhando para as chuvas que aconteciam a cada 20 anos 50 anos dependendo do tipo de infraestrutura, só que o que acontece é que essas cidades cresceram muito, alterações no meio ambiente, no entorno mudaram toda a dinâmica, principalmente de como essa água cai e ela permeia e escoa nessas bacias hidrográficas, fora a questão do clima que tem mudado completamente essa normal”, acrescentou.
Segundo o geólogo especialista em desastres naturais, o que é vivenciado atualmente é uma mudança “daquilo que seria mais comum” e quando puxa para esse normal, mais próximo do raro, “nós estamos justamente com que os eventos extremos fiquem mais frequentes”.
O Canal Livre deste domingo tem a apresentação de Rodolfo Schneider e participação dos jornalistas Fernando Mitre e Joana Treptow. O programa vai ao ar às 20h na BandNews TV e no YouTube do Band Jornalismo, mais tarde, às 23h30, é reexibido na TV aberta, na tela da Band.