A Eletronuclear, empresa subsidiária da Eletrobras e responsável pela operação das usinas em Angra dos Reis (RJ), afirmou que as fortes chuvas que atingiram a região não comprometem a operação das usinas.
Em nota divulgada na tarde deste domingo (3), a Eletronuclear diz que não há riscos e que as usinas Angra 1 e Angra 2 estão funcionando normalmente em sua plena capacidade e, mesmo que houvesse um acidente considerado improvável, o plano de emergência externo poderia ser implementado integralmente.
Hoje mais cedo, o prefeito Fernando Jordão pediu o desligamento temporário e emergencial das usinas nucleares . O motivo são as condições de trânsito na BR-101, já que há vários pontos de interdição na estrada por conta de deslizamentos de terra provocados pela chuva.
Segundo Jordão, não seria possível colocar em prática o plano de emergência enquanto as principais vias de acesso ao município estiverem interditadas. O pedido de desligamento das usinas foi feito ao ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que ainda não se pronunciou sobre o assunto.