Chuvas deixam cinco mortos em Petrópolis nesse domingo

Há previsão de mais chuvas para esta segunda-feira

Da Redação

Pelo menos cinco pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas que atingiram Petrópolis (RJ) neste domingo, 20, e uma foi resgatada com vida, segundo informações do Corpo de Bombeiro do Estado do Rio de Janeiro e confirmadas pela Defesa Civil. O alerta para risco de deslizamentos continua em vigor nesta segunda-feira.

As sirenes em locais de risco foram novamente acionadas na cidade neste domingo por conta das chuvas e a Prefeitura abriu 19 pontos de apoio na cidade. Já foram registradas mais de 90 ocorrências, sendo que a maior parte foi por deslizamentos. O maior volume pluviométrico nas últimas 12 horas foi registrada no São Sebastião, com 415 milímetros. A previsão é de mais chuva de intensidade moderada a forte para as próximas horas.

Entre as regiões afetadas pela chuva neste domingo estão as regiões de Alto da Serra, Vila Felipe, São Sebastião, Quitandinha, Castelânea, Chácara Flora, Centro, Quissamã, Morin, Independência, Mosela, Siméria, Caxambu, Coronel Veiga, Estrada da Saudade, Saldanha Marinho, Vila Militar, Bingen, Carangola, Floresta, Itaipava, Provisória, Quarteirão Brasileiro e Valparaíso.

Petrópolis ainda tenta se recuperar das fortes chuvas que atingiram a cidade em fevereiro e deixaram 233 mortos. Quatro pessoas ainda estão desaparecidas.

Vídeo: chuva em Petrópolis (RJ) causa mais estragos

Vídeo: chuva em Petrópolis (RJ) deixa pelo menos 5 mortos

Band, Cufa e FNA organizam doações 

Band, Cufa, Central Única das Favelas, e FNA, Frente Nacional Antirracista, focam sua campanha social na região fluminense.

A campanha Band, Cufa e FNA abraça os estados foi lançada após as chuvas atingirem o estado da Bahia. Os estados de Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão e Tocantins também já foram atendidos pela campanha.

Doações em dinheiro podem ser feitas por meio de:

Pix: doacoes@cufa.org.br
Site: www.maesdafavela.com.br/doar
Paypal: doacoespaypal@cufa.org.br
Vakinha: https://vaka.me/2593769 

Sedes da CUFA (Central Única das Favelas)

SÃO PAULO
Paraisópolis:  Rua Major José Marioto Ferreira 12 - Vila Andrade. São Paulo/SP. CEP: 05662-020
Heliópolis: Rua Coronel Silva Castro 151 - Heliopolis- São Paulo - SP. Cep: 04231-015
Parque Santo Antônio: Rua Antônio Amaral Ferreira, 74. Pq Santo Antônio - São Paulo - SP - CEP: 05851-140

RIO DE JANEIRO
Viaduto Madureira: Rua Francisco Batista, 01 - Madureira - Rio de Janeiro/RJ CEP: 21.351-000
Complexo da Penha Rio de Janeiro: Rua Ardiria 119, vila Cruzeiro - Konteiner - Cep 21071-030

Entenda a campanha da Band, CUFA e FNA 

“O momento pede a solidariedade de todos. Milhares de pessoas estão sem absolutamente nada, perderam casas e mantimentos. É hora de se juntar! Grupos como a Band, a CUFA e a Frente Nacional Antirracista precisam unir forças pelo Brasil inteiro para ajudar quem está precisando. Assim como realizamos uma grande campanha contra a fome, não poderíamos deixar de colaborar”, afirma Rodolfo Schneider, diretor executivo de Jornalismo e Esportes do Grupo.

“Estamos em uma campanha emergencial, de solidariedade, mas é importante discutir uma agenda pública de direito a cidade. A gente não pode mais conviver ignorando as mudanças climáticas e questões do meio ambiente. Parece que a culpa é das chuvas, mas falta planejamento de cidade que dê direito a uma cidade segura e sustentável para todos”, disse Preto Zezé, presidente nacional da CUFA (Central Única das Favelas) quando a campanha foi lançada. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais