A meteorologista Fabiene Francesca Casillo Casamento, do Climatempo, disse à BandNews TV que as chuvas fortes que atingem o litoral de São Paulo vão atingir nesta segunda-feira (20) as regiões do Vale do Ribeira, no litoral Sul de São Paulo, e o litoral leste do Paraná e de Santa Catarina.
Neste domingo (19), as chuvas deixaram cidades do litoral norte em estado de calamidade. Houve muitos deslizamentos, interdições em estradas e uma criança morreu em Ubatuba e uma mulher morreu soterrada em São Sebastião.
“O oceano está muito quente, entre Santa Catarina e São Paulo. Quando passam sistemas organizados causam esse grande volume de chuva. Choveu em São Sebastião e Bertioga metade do previsto para o mês”, disse Fabiene.
A baixa pressão vai se deslocar ao longo da semana para o mar mas outra frente fria deve trazer mais chuvas para o litoral durante a semana.
Segundo a Climatempo, a partir desta segunda-feira, as instabilidades começam a perder força. O volume de chuva diminui em relação ao fim de semana, mas, não para de chover completamente. O amanhecer ainda será com muita variação de nebulosidade na capital, litoral e pelo interior, mas aos poucos o sol volta aparecer e a chuva se concentra entre tarde e noite.
Com a chuva o final de semana, muitas áreas seguem em situação de vulnerabilidade. Apesar da diminuição do volume de chuva, o potencial para novos transtornos continua pelo estado de São Paulo no decorrer desta próxima semana.