A China acusou os Estados Unidos nesta sexta-feira (9) de “espalharem rumores e calúnias” sobre acordos do país com Cuba. A mídia americana divulgou um suposto acordo entre os chineses e os cubanos para que fosse instalada uma base de espionagem na América Central, a menos de 200 quilômetros da Flórida.
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do governo de Xi Jinping informou que não possui nenhuma informação sobre a reportagem divulgada pelo “The Wall Street Journal”, e concluiu dizendo que é mais um exemplo do que considera uma "interferência perigosa de Washington nos assuntos internos" chineses.
Cuba também se pronunciou e disse que o suposto acordo é “mentiroso e infundado. ” A matéria do “The Wall Street Journal” também disse que os chineses pagariam bilhões de dólares aos cubanos para que fosse instalada a base de espionagem.
Uma possível aliança entre os países facilitaria o acesso do gigante asiático a comunicações eletrônicas onde o país americano possui várias bases militares.