O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, recebeu neste domingo (26) Diana Mondino, futura chanceler da Argentina no governo de Javier Milei. O encontro, que aconteceu em Brasília, foi compartilhado pelo Itamaraty nas redes sociais.
Na reunião, Diana Mondino oficializou o convite de Javier Milei para que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participe da posse presidencial em 10 de dezembro, em Buenos Aires, segundo o Itamaraty.
O Ministério das Relações Exteriores também afirmou que Mauro Vieira e Diana Mondino discutiram aspectos da relação bilateral entre Brasil e Argentina e o atual estágio das negociações do acordo Mercosul-União Europeia (UE).
Ainda segundo o Itamaraty, além de Vieira e Mondino, estavam presentes na reunião os embaixadores do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina em Brasília, Daniel Scioli.
Ao longo da campanha presidencial, o futuro presidente argentino adotou o discurso de que, se fosse eleito, não faria negócios com o Brasil, além de promover ataques direcionados ao chefe do Executivo brasileiro, o chamando de “corrupto” e “comunista”.
Apesar do convite, Lula não deve comparecer à cerimônia. No entanto, uma comitiva liderada por Jair Bolsonaro estará presente, incluindo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto.