Futura chanceler da Argentina vai à Brasília e convida Lula para posse de Milei

Mauro Vieira e Diana Mondino se reuniram no Palácio do Itamaraty neste domingo (26). Lula ainda não informou se irá comparecer na posse de Milei em 10 de dezembro, em Buenos Aires

Da Redação

Futura chanceler da Argentina vai à Brasília e convida Lula para posse de Milei
Mauro Vieira ao lado de Diana Mondino, futura chanceler da Argentina
Reprodução/Itamaraty

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, recebeu neste domingo (26) Diana Mondino, futura chanceler da Argentina no governo de Javier Milei. O encontro, que aconteceu em Brasília, foi compartilhado pelo Itamaraty nas redes sociais. 

Na reunião, Diana Mondino oficializou o convite de Javier Milei para que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participe da posse presidencial em 10 de dezembro, em Buenos Aires, segundo o Itamaraty. 

O Ministério das Relações Exteriores também afirmou que Mauro Vieira e Diana Mondino discutiram aspectos da relação bilateral entre Brasil e Argentina e o atual estágio das negociações do acordo Mercosul-União Europeia (UE).

Ainda segundo o Itamaraty, além de Vieira e Mondino, estavam presentes na reunião os embaixadores do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina em Brasília, Daniel Scioli.

Ao longo da campanha presidencial, o futuro presidente argentino adotou o discurso de que, se fosse eleito, não faria negócios com o Brasil, além de promover ataques direcionados ao chefe do Executivo brasileiro, o chamando de “corrupto” e “comunista”.

Apesar do convite, Lula não deve comparecer à cerimônia. No entanto, uma comitiva liderada por Jair Bolsonaro estará presente, incluindo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais