Em 2012, ao visitar o Lago de Furnas, em Capitólio (MG), o médico Flávio Freitas se impressionou com uma fenda em um paredão de rochas. “Essa pedra vai cair”, escreveu ele ao postar nas redes sociais a foto da rachadura.
Neste sábado (8), quase uma década após a fotografia, o paredão cedeu e atingiu lanchas com turistas que passeavam pelo local. Até o fim da tarde deste domingo (9), as equipes de buscas localizaram dez mortos.
Para o autor da foto, o cenário em Minas Gerais já era preocupante há dez anos. “Se você observar a foto, você vai ver que realmente essa fenda é vertical, pegando toda a extensão do o paredão. O espaçamento dessa fenda é um espaçamento largo”, disse Flávio.
“Visualmente, não precisa ser muito técnico para você saber que provavelmente tinha uma chance de estar caindo. Demorou dez anos, mas caiu, infelizmente”, acrescentou.
Mesmo leigo no assunto, o médico se impressionou com a situação do paredão à beira do lago.
“Na época que eu postei, eu achei que era grande a fenda, mas como eu sou médico, não entendo nada dessa parte de geologia, me chamou atenção só - tanto é que eu fiz o comentário”, explicou.