A certidão de óbito de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi registrada nesta sexta-feira (30), em São Paulo. O documento foi lavrado pelo 30º Registro Civil e Tabelionato de Notas do Ibirapuera, na capital paulista.
A certidão traz a data e hora exata da morte (29 de dezembro de .2022 às 15h27) e aponta quatro causas a morte: insuficiência renal, insuficiência cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon (câncer). Autorizada pela filha de Pelé, Kely Nascimento, a declaração de óbito foi prestada ao Cartório pelo Serviço Funerário municipal de São Paulo.
A Lei de Registros Públicos torna a Certidão de Óbito fundamental para comprovar o falecimento e para a solicitações de benefícios, como pensão por morte e seguro de vida, para dar entrada no inventário ou acessar direitos de usufruto.
A certidão indica os nomes dos pais (João Ramos do Nascimento, o Dondinho, pai de Pelé, já falecido), e de Celeste Arantes do Nascimento, mãe de Pelé, que está com 100 anos de idade.
Traz também os nomes das três mulheres com quem Pelé se casou (Rosemary, Assíria e Márcia) e dos filhos Kelly Christina, Jennifer, Edson (Edinho), Joshua e Celeste, além de Silvia Regina, a filha que Pelé reconheceu somente na Justiça e que já morreu. Os filhos de Sandra e netos de Pelé visitaram o avô no hospital na véspera da morte do Rei.