Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou, na tarde deste domingo (11), que os trabalhos da chamada “ação inicial” no local onde caiu o avião ATR-72, da companhia Voepass, devem ser encerrados na próxima segunda-feira (12). O acidente que ocorreu em Vinhedo, no interior de São Paulo, deixou 62 mortos.
Segundo a nota enviada pela Força Aérea Brasileira (FAB), a próxima fase da investigação consistirá na análise dos dados, já que 100% do material das caixas-pretas já foram extraídos.
“Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, ao ambiente operacional e aos fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros”, diz trecho do comunicado enviado pela FAB.
Agora, o local do acidente passa pelo processo de retirada dos destroços. A Band registrou o momento em que peças começaram a ser içadas.
Segundo a legislação brasileira, após a liberação da área do acidente pelo Cenipa e autoridade policial, caberá à companhia aérea realizar o processo de limpeza do local. A informação foi reforçada na nota da FAB.
“Será de responsabilidade do explorador da aeronave providenciar e custear a higienização do local, dos bens e dos destroços de modo a evitar prejuízos à natureza, à segurança, à saúde, ou à propriedade de outrem, ou da coletividade”, explica o texto.