A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, na sabatina desta quarta-feira (13), o nome de Flávio Dino como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Atual titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o ex-juiz federal maranhense foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O placar ficou em 17 favoráveis contra 10.
Além de Dino, a CCJ também aprovou a indicação de Paulo Gonet para a Procuradoria Geral da República (PGR). A sabatina de ambos foi simultânea, entre ataques da oposição e defesa da base.
Após a sabatina, Dino e Gonet precisam ser aprovados no plenário do Senado por maioria simples.
Quem é Flávio Dino
Natural de São Luís, capital do Maranhão, Flávio Dino foi juiz federal por 12 anos, aprovado em primeiro lugar no concurso que prestou para a magistratura. A vida política surge em movimentos estudantis.
Dino é formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e mestre em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe). Dino abandonou a toga para seguir carreira política. Em 2006, foi eleito deputado federal. O maranhense também presidiu a Embratur no governo de Dilma Rousseff (PT).
Em 2014, Dino foi eleito governador do Maranhão, reeleito em 2018 no primeiro turno. Nas últimas eleições, elegeu-se senador. Em 2023, assumiu o Ministério da Justiça e Segurança Pública.