Catar retira restrições de importação de carne bovina brasileira

Fechamento do mercado ocorreu após caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como 'vaca louca', no Pará

Da redação

Catar retira restrições de importação de carne bovina brasileira
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Agricultura anunciou nesta terça-feira (30) que o Catar retirou as restrições à carne bovina brasileira imposta após o caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) atípica no estado do Pará.

O anúncio se soma à recente reabertura dos mercados na Tunísia, Palestina e Rússia, representando plena normalização do comércio do produto com o Catar. A doença, conhecida como ‘mal da vaca louca’, não representa riscos à saúde pública tampouco justifica restrições à importação, conforme diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal.

A exportação de carne bovina brasileira ao Catar é expressiva no mercado brasileiro. As exportações somaram cerca de US$ 36,9 milhões, o equivalente a 6 mil toneladas do produto. No primeiro trimestre de 2023, o envio de carne correspondeu a aproximadamente 75% do total exportado pelo Brasil.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.