Buscas por Madeleine McCann são retomadas: veja o que se sabe

Desaparecida há 16 anos, polícia suspeita que o alemão Christian Brueckner tenha sequestrado e matado a menina; saiba mais

Da redação

Madeleine McCann, menina britânica desaparecida há 16 anos
Reprodução

Mergulhadores da Polícia Judiciária de Portugal retomaram nesta terça-feira (23) investigações do caso Madeleine McCann. Autoridades buscam pelo corpo da menina britânica, desaparecida em 2007, quando tinha três anos.

A operação foi realizada na barragem de Arade, em Algarve, localizada a cerca de 50 quilômetros da praia da Luz, último local em que foi vista. Quando desapareceu, ela passava as férias com a sua família em Portugal. Saiba mais no vídeo abaixo.

O local era frequentado pelo alemão Christian Brueckner, de 46 anos, principal suspeito do desaparecimento. Em 2008, mergulhadores já haviam procurado pelo corpo da menina na barragem, mas só encontraram uma meia.

Na operação de terça-feira, cães farejadores foram usados ??em buscas nas margens do reservatório e mais de 20 oficiais cavaram nos arredores. Policiais entraram na água em um barco inflável.  

Após mais de 15 anos, o caso ainda não foi concluído e Madeleine McCann não foi encontrada. A polícia suspeita que ela já está morta, mas ainda não encontrou um corpo.  

A busca mais recente em relação ao desaparecimento de Madeleine em Portugal havia ocorrido em 2014, quando a polícia britânica recebeu permissão para examinar o matagal perto do local de desaparecimento.

Relembre o caso

Nascida em uma região rural da Inglaterra, Madeleine tinha três anos quando desapareceu, em 3 de maio de 2007, enquanto passava férias com a família em um resort da Praia da Luz, no Algarve.

Seus pais, Kate McCann e Gerry McCann, foram jantar com um grupo de amigos em um restaurante do local e deixaram a menina e os dois irmãos mais novos dormindo em seu apartamento, a 100 metros de distância.

Os adultos planejaram uma escala para checar todas as crianças do grupo durante a noite. Quando foi a vez de Kate, ela descobriu que Madeleine não estava no quarto.

Em abril de 2022, o principal suspeito do sequestro da menina, o alemão Christian Brueckner, foi indiciado pela Justiça de Portugal. Ele foi preso na Alemanha pelo estupro e assassinato de uma idosa de 72 anos realizado em 2005, na mesma área em que Madeleine desapareceu.

Christian nega a acusação de envolvimento no sumiço da criança, mas investigadores alemães suspeitam que ele teria matado a menina após sequestrá-la.

Outras evidências ligam Christian ao caso, como os registros de seu telefone celular, que mostram que ele estava na área da Praia de Luz no momento do desaparecimento de Madeleine.

Quem é Christian Brueckner

Nascido na Alemanha em 1976, Christian se mudou para Portugal no final da adolescência, onde acredita-se que ele tenha morado entre 1995 em 2007.

Em 7 de abril de 2022, ele foi preso pelo estupro e assassinato de uma mulher de 72 anos realizado em 2005 na Praia da Luz, mesmo local onde Madeleine desapareceu.

Ele também é acusado de estuprar outras três mulheres em Portugal e se expor indecentemente a duas meninas, de dez e 11 anos. Christian também é investigado em outros desaparecimentos de crianças, entre eles:

  • Jair Soares, desaparecido em agosto de 1995.
  • Assassinato e mutilação da adolescente Carola Titze, de anos, na Bélgica, ocorrido em 1996  
  • Desaparecimento de René Hasee, de seis anos, durante férias em família em Portugal em 1996
  • Desaparecimento de Inga Gehrike, na Alemanha, em 2 de maio de 2015
  • Estupro e assassinato de Tristan Brübach, um garoto de 15 anos da Alemanha, ocorrido em 2020.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.