A Casa Branca divulgou nota nesta terça-feira (31) confirmando a reunião dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Joe Biden, em visita oficial a Washington, nos Estados Unidos, em 10 de fevereiro. Os líderes vão discutir a democracia brasileira e como os países poderão trabalhar para promover a inclusão e valores democráticos.
“Durante o encontro, os dois presidentes vão discutir o apoio inabalável dos EUA à democracia brasileira e como os dois países podem continuar trabalhando juntos para promover a inclusão e os valores democráticos na região e no mundo”, informou em nota o governo dos Estados Unidos. Segundo o governo americano, o encontro deve fortalecer o relacionamento entre os dois países.
Lula e Joe Biden também vão conversar como o Brasil e os Estados Unidos podem continuar a trabalhar para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate à mudança climática, salvaguardando a segurança alimentar, incentivando o desenvolvimento econômico, fortalecendo a paz e a segurança e gerenciando a migração regional.
Terceira visita oficial de Lula
Com a agenda confirmada de Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos em 10 de fevereiro, esse será o terceiro país visitado pelo presidente desde que tomou posse em 1º de janeiro. Ele já visitou a Argentina e o Uruguai.
Em dezembro, o governo dos Estados Unidos, representado pelo conselheiro de segurança Jake Sullivan. Na ocasião, Lula disse que estava animado para encontrar Joe Biden.
“Recebi hoje do conselheiro de segurança norte-americano Jake Sullivan o convite do presidente Joe Biden para visitá-lo na Casa Branca. Estou animado para conversar com o presidente Biden e aprofundar a relação entre nossos países”, disse Lula em publicação no Twitter.