Canal Livre: ‘Talvez a guerra total no Oriente Médio seja inevitável’, diz especialista

Programa deste domingo (29) os especialistas Leonardo Trevisan e Salem Nasser; Canal Livre vai ao ar às 23h30 na tela da Band

da redação

Canal Livre deste domingo discute escalada no Oriente Médio
Reprodução/Band

O professor de Direito Internacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salem Nasser, declarou durante o programa Canal Livre que “a guerra total” no Oriente Médio “talvez seja inevitável”. 

“Acho que talvez a guerra total seja inevitável. Ele (Benjamin Netanyahu) trabalhou para ela. Acho que há vários detalhes necessários para a gente entender como chegamos nesse estágio e o porquê”, disse Salem Nasser. 

“A partir desse ataque do 7 de outubro, Israel sentiu um golpe tremendo e se sentiu motivado a acelerar um processo que já era do governo israelense, que era um processo de terminar a limpeza étnica na Palestina (...). Há uma vontade de acelerar um processo que já estava em curso e que se somou ao choque profundo, que demonstrou fragilidade na estrutura militar de Israel”, completou Nasser.

Segundo o professor em direito internacional, Israel está cometendo genocídio na Faixa de Gaza juridicamente configurado. “Se a gente olhar bem, desde o dia 7 de outubro, Israel não luta sozinho, depende da presença americana na região, do apoio incondicional de armas e de segurança e espionagem, não só dos Estados Unidos, mas do Reino Unido e França”, afirmou. 

Salem Nasser pontuou que as tentativas de cessar-fogo, que foram debatidas na Assembleia Geral e no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), são “jogo de cena”. 

O Canal Livre conta com a participação dos jornalistas Fernando Mitre e Moisés Rabinovici, com apresentação de Rodolfo Schneider. Eles recebem o professor de Relações Internacionais da ESPM, Leonardo Trevisan, e o professor de Direito Internacional da FGV, Salem Nasser.

O BandNews TV, na TV fechada e o canal Band Jornalismo, no YouTube, transmitem o Canal Livre às 20h. Depois do “Programa do João”, o programa é reexibido na TV aberta, na tela da Band, às 23h30.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.