
O vice-líder do governo federal na Câmara, Reginaldo Lopes (PT), defendeu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), de ataques que partem de setores do próprio Partido dos Trabalhadores. Ao longo de 2024, o chefe da equipe econômica do governo foi alvo de críticas por medidas de contenção de gastos, na tentativa de respeitar as regras do arcabouço fiscal e acalmar o mercado.
Em novembro do ano passado, por exemplo, o PT, outros partidos de esquerda e movimentos sociais chegaram a assinar um manifesto contra as propostas de ajuste fiscal de Haddad e Simone Tebet, ministra do Planejamento.
O posicionamento de Lopes em favor de Haddad foi declarado durante entrevista do parlamentar no Canal Livre exibido no último domingo (23). Na ocasião, disse que o ministro faz um excelente trabalho e que nem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfraquecia o então ministro da Economia, Paulo Guedes.
“É um erro de parte do PT achar que pode atacar o ministro da Fazenda. Não existe governo forte com o ministro enfraquecido. Nem o Bolsonaro, fora da caixinha, enfraquecia nunca o Paulo Guedes. Ele está fazendo um excelente trabalho, o ministro Fernando Haddad”, disse o deputado.
Possível substituto de Lula
A declaração de Lopes foi uma resposta à pergunta da jornalista Thays Freitas sobre eventuais substitutos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, caso não concorra no pleito.
“Eu acho que ele [Haddad] tem um potencial. Ele chegou ao segundo turno [em 2018], numa conjuntura extremante desfavorável. [Após perder, em primeiro turno, a reeleição para a prefeitura de São Paulo] ele foi para a campanha presidencial, perdeu por 10 milhões e chegou ao segundo turno. Chegou ao segundo turno, em São Paulo. Então, ele é um quadro [para substituir Lula]”, declarou Lopes.
Reveja o Canal Livre
O Canal Livre exibido no último domingo (23) teve a apresentação de Rodolfo Schneider e participação dos jornalistas Fernando Mitre e Thays Freitas e do cientista político Fernando Schüler. Você pode rever o programa na íntegra no canal Band Jornalismo, no YouTube.