O governador do Pará, Helder Barbalho, contou sua expectativa para a COP 30, evento sobre Mudanças Climáticas. Segundo o governador, o evento ser realizado no estado tão próximo à Amazônia é a oportunidade perfeita da COP reencontrar o meio ambiente.
“Essa é a grande oportunidade que nós teremos. Oportunidade de fazer a COP da floresta. De ser a COP que o Brasil se coloca como líder desta agenda. O Brasil é competitivo em muitas áreas. Mas o Brasil é líder e pode assumir este protagonismo na agenda ambiental. E é a Amazônia que faz o Brasil alçar a esta dimensão. Nós temos que aproveitar a oportunidade depois de uma COP em Dubai, país que tem combustível fóssil como fonte de receita. Baku, no Azerbaijão, também oriundo de combustíveis fósseis. É o reencontro do maior evento de mudanças climáticas com o meio ambiente”, disse o governador
De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. Deste total, aproximadamente 7 mil compõem a chamada "família COP", formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.
Para o presidente Lula da Silva, a COP 30 será diferente de todas as outras.
"Uma coisa é discutir a Amazônia no Egito; outra coisa é discutir a Amazônia em Berlim; outra coisa é discutir a Amazônia em Paris. Agora, não. Agora nós vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Nós vamos discutir a questão indígenas, vendo os indígenas. Nós vamos discutir a questão dos povos ribeirinhos, vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem", afirmou.
A apresentação do Canal Livre é de Rodolfo Schneider. Participam como entrevistadores os jornalistas Fernando Mitre, Eduardo Oinegue e Thays Freitas. O programa vai ao ar às 20h no BandNews TV e no canal Band Jornalismo no YouTube, já na tela da Band é depois do Top Cine.