
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), colocou-se contra a redução da maioridade penal como solução dos problemas da segurança pública no Brasil. A declaração foi dada em entrevista ao Canal Livre do último domingo (16), com apresentação de Rodolfo Schneider e participação dos jornalistas Fernando Mitre, Eduardo Oinegue e Thays Freitas.
Eu sou contra [a redução da maioridade penal]. Para mim, não é a solução [...]. Pode ser para determinados crimes, mas isso não é uma matemática perfeita (Raquel Lyra, governadora de Pernambuco)
Segundo Lyra, a solução para questões de segurança pública, no Brasil, depende de maior injeção de dinheiro e combate ao crime organizado.
“A gente, muitas vezes – é com isso que me preocupa no Brasil –, quando vai discutir segurança pública, a gente se apega a uma coisa só. Aí diz: ‘A redução da maioridade penal vai resolver. Essa PEC vai resolver’. Não resolve. Se a gente não trabalhar para colocar dinheiro em segurança pública, para combater, de maneira sistemática, o crime organizado e para fazer todos serem parceiros, a gente não precisa brigar nisso”, continuou a gestora.
Saída do PSDB
Na mesma entrevista, a governadora também avaliou o cenário político do Brasil e do próprio partido. Isso porque o PSDB está às vésperas de uma eventual fusão com outra legenda, ainda não revelada. Na sabatina, Lyra criticou a postura da sigla como oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e confirmou a intenção de deixá-la.
Há possibilidade, sim, de sair do PSDB. Tenho deixado isso muito claro com quem converso, em razão dessa necessidade de o partido tomar um rumo que não tomou (Raquel Lyra)
“Excelente relação com o governo federal”
Ao ser perguntada sobre eventual ida para o PT, a governadora não confirmou conversas com o partido, mas destacou a boa relação que tem com o governo federal e disse que respeita a história do presidente Lula, sobretudo por ser pernambucano e por levar investimentos ao estado.
“Tenho uma excelente relação com o governo federal e respeito ao presidente Lula por toda a sua história. Ele é pernambucano e está buscando, neste momento, levar, para o nosso estado, investimentos que são estruturadores”, completou a governadora.