
Em entrevista ao programa Canal Livre, o psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP Christian Dunker discutiu o papel da escola na educação dos jovens e como essa responsabilidade esbarra na função exercida pela família.
O psicanalista ressaltou a diferença entre as duas instituições, que possuem uma relação conflitiva: a família é o espaço privado enquanto a escola é o espaço público, que defende o interesse da maioridade.
“Eu acho que isso é uma tendência que a gente teria que estimular: pensar a escola não só como instituição e seus muros, mas como a comunidade, que envolve os pais, que envolve os ex-alunos, que envolve os teus fornecedores, envolve o teu pipoqueiro, envolve o teu perueiro, envolve todo mundo que tem a ver com aprender, né? Quer dizer, isso é, tratar sistemicamente uma cultura de violência”, declarou o psicanalista.
“A gente já está um pouco atrasado assim, pelo menos é pouco visível práticas dialogais, práticas que ensinam a escuta, práticas que ensinam a mediação dentro da escola quando você tem um incidente, né? Essa lógica da culpa, ela vai caminhar na direção de ser um problema jurídico”, ressaltou.
O programa deste domingo (13) ainda debateu a influência das redes sociais e o uso de telas por crianças e adolescentes, além de falar da responsabilização das big techs por conteúdos publicados nas mídias sociais.
Participaram como entrevistadores os jornalistas Fernando Mitre, Thais Dias e Olívia Freitas, com apresentação de Rodolfo Schneider. O programa foi ao ar neste domingo, e segue disponível para ser assistido no canal do YouTube Band Jornalismo e no Bandplay.