'Princesa Leopoldina teve papel fundamental', diz Lilia Schwarcz sobre independência do Brasil

Antropóloga e historiadora participa do Canal Livre especial sobre o processo de separação entre Brasil e Portugal

Da redação

Lilian Schwarcz participa do Canal Livre
Reprodução/Band

Além de Dom Pedro I às margens do Riacho do Ipiranga, outra figura foi essencial para a independência do Brasil: princesa Leopoldina. É o que a antropóloga e historiadora Lilian Schwarcz comenta no Canal Livre que vai ao ar neste domingo (8). 

No programa, que reflete sobre os 202 anos do processo de separação do Brasil e Portugal, Schwarcz comenta que Leopoldina, que se tornou Imperatriz Consorte, fez as movimentações políticas na ausência de Dom Pedro I. 

“Ela foi absolutamente central, já que Dom Pedro não estava no Rio de Janeiro. Ela trabalhava com José Bonifácio", pontua.

Schwarcz cita parte da história de Leopoldina na Família Real. “Leopoldina, sem dúvida, teve um papel fundamental. Ela vem da realeza austríaca, para uma colônia muito distante, aprende português, era naturalista e também se dava muito bem com José Bonifácio. Acho que essa dobradinha foi importante para a independência”, afirma. 

O BandNews TV, na TV fechada e o canal Band Jornalismo, no YouTube, transmitem o Canal Livre às 20h. Depois do “Top Cine”, o programa é reexibido na TV aberta, na tela da Band, às 23h30. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.