O Canal Livre desta semana recebe o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD). O programa debateu política nacional e seus impactos nas eleições municipais deste ano, o crescimento econômico aliado à sustentabilidade e os atrativos do estado que é responsável pela produção de quase 20% de toda energia do Brasil.
Sobre a saúde financeira do estado, o governador afirmou que o Paraná é o estado tem a melhor situação do Brasil e que seria possível pagar a dívida nos próximos 30 anos.
“O Paraná é o estado que tem a melhor situação financeira e fiscal do Brasil. Nós, no ano passado, tivemos o maior superávit do país entre todos os estados brasileiros. Nós tivemos, segundo o banco central, que foi anunciada há poucos dias atrás, as atividades econômicas entre os estados. O Paraná cresceu 7.8%. E hoje nós temos uma dívida negativa. Eu tenho condição hoje de pagar toda a dívida do Paraná nos próximos 30 anos e ainda sobrar dinheiro no caixa”, afirmou.
“RS é um estado extremamente quebrado”
Ratinho foi perguntado o motivo do Rio Grande do Sul ser o oposto do Paraná, o RS está afundado em dívidas. Segundo o governador, o histórico de gestões irresponsáveis pode ser um dos fatores para o estado gaúcho estar atolado em dívidas.
“Difícil a gente dar palpite no estado que a gente não convive, não conhece, não conhece o histórico das contas. Mas ali foram gestões do passado, muito ruins, que não tiveram nenhum compromisso com a questão financeira do estado. Sem nenhum planejamento no sentido de cuidar da máquina pública. E fez com que o estado, ao longo de 120 anos, viesse a chegar nesse caos. Eduardo leite assumiu um estado extremamente quebrado. E só ele sozinho não paga as contas nunca. É muito difícil”, disse.
Brasil tem boa safra de governadores presidenciáveis para 2026
“Eu acho que o Brasil, hoje, tem uma safra muito boa de governadores. Se você pegar o Centro-Oeste brasileiro, você tem o Mauro Mendes, Riedel, Caiado. No Sul, os três governadores têm feito boa gestão. Se você pega o Sudeste, Minas Gerais, com Zema, o próprio Tarcísio, aqui [em São Paulo]. No Norte, você tem bons governadores. No Nordeste, bons governadores”, analisou o paranaense.
Apesar de não confirmar participação na corrida presidencial de 2026, Ratinho Junior deixou claro que estará à disposição para dialogar com outros governadores. O objetivo é obter um nome de consenso com um “projeto de futuro”. Para o gestor, ele não precisa ser protagonista.
“A minha geração está sendo governada, há 40 anos, pela geração da década de 1950 e 1960, que fizeram a sua parte. Ajudaram o Brasil. Agora, a minha geração tem a obrigação de apresentar uma proposta ao país. Isso quer dizer que eu tenho que ser protagonista? Não. Posso ser coadjuvante, colaborador. Pode que esses governadores se reúnam e possam ter um nome de consenso”, considerou Ratinho Junior.
O BandNews TV transmite o Canal Livre às 20h, com a apresentação de Eduardo Oinegue e participação dos jornalistas Fernando Mitre, Thays Freitas e Eduardo Oinegue, além do cientista político Fernando Schüler. Depois do Top Cine, o programa é reexibido na TV aberta, na tela da Band.