Notícias

Ministro indica formas para diminuir valor das passagens aéreas: 'Reduzir preço do querosene'

Durante o Canal Livre, o chefe do Ministério de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, citou que é possível diminuir custos ao passageiro

Da redação

Ministro indica formas para diminuir valor das passagens aéreas: 'Reduzir preço do querosene'
Reprodução/Band

Durante a participação no Canal Livre, que vai ao ar neste domingo (25), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, listou as maneiras que trabalha para reduzir os preços das passagens aéreas no Brasil. 

Uma delas é reduzir o valor do querosene de aviação, o QAV. Na avaliação do chefe da pasta, compõe 40% do preço da passagem. 

"A gente trabalhou ao lado da Petrobras uma redução em 22% do custo. Reduzindo o preço, reduz o valor da passagem. E a gente trabalha em agendas que podem fortalecer a aviação brasileira nos próximos anos", indica. 

Segundo Costa Filho, o preço da passagem aérea em alta é uma questão mundial. "Houve uma inflação na aviação no mundo todo, quando a gente dialoga com relatórios e estudos. Esses últimos 20 meses, houve uma inflação de 15% por conta da falta de aviões que foram reduzidas e com o crescimento mundial da aviação, tivemos menos aviões e assim, inflacionando", afirmou. 

Além de reduzir o QAV, o ministro afirmou que a pasta concedeu crédito ao setor aéreo e também pretende diminuir a judicialização de problemas com companhias. "Porque dos casos da judicialização aérea no mundo, 70% estão no Brasil, trabalhamos com o Supremo Tribunal Federal para que se possa ter uma ação contra a judicialização brasileira", pontua. 

A apresentação do Canal Livre é de Rodolfo Schneider. Participam como entrevistadores os jornalistas Fernando Mitre, Juliana Rosa e Thaís Dias. O programa vai ao ar às 20h30 no BandNews TV e no canal Band Jornalismo no YouTube, já na tela da Band é depois do Top Cine.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais