Gilberto Kassab, presidente do PSD, defendeu, durante participação no Canal Livre deste domingo (3), a redução do número de partidos nas eleições brasileiras para evitar a ascensão de “aventureiros”. Questionado se nomes como Pablo Marçal (PRTB) e Cristina Graeml (PMB) – candidatos que nunca atuaram na política e se destacaram neste ano nas disputas em São Paulo e Curitiba, respectivamente – estariam entre os “aventureiros”, o ex-prefeito da capital paulista sugeriu que sim.
“Não é uma agressão pessoal, digo ‘aventureiro’ na política. Uma pessoa que quer ser prefeita de uma capital, como São Paulo e Curitiba, e não tem nenhuma experiência na vida pública, isso é uma aventura. Pode dar certo? Pode, mas a chance de dar errado é muito grande. E depois demora quatro anos para consertar. Partido grande não dá espaço a pessoas como essas, por isso precisa reduzir o número de partidos”, disse.
A afirmação foi feita por Kassab ao ser questionado sobre o crescimento do PSD nas últimas eleições. Após citar que a sociedade “cansou da polarização” e “fugiu do radicalismo”, ele pontuou quais seriam as principais bandeiras do espectro político de centro e, principalmente, de seu próprio partido. Como destaque, citou o “modo de agir" e a defesa da adoção do sistema de voto distrital.
“O centro tem um modo de agir que agrada mais a sociedade. Está claro isso, o resultado está aí. Foram 40 milhões de pessoas que votaram nos partidos de centro, que veem no diálogo uma ferramenta importante. A direita radical não gosta do centro porque acha que não tem que dialogar com a esquerda. A esquerda radical não gosta do centro porque acha que não tem que dialogar com a direita. A população está cansada disso", afirmou.
“Em termos de ideologia, nossas bandeiras são fáceis de serem resumidas. Somos liberais na economia, mas lutamos por investimentos massivos na saúde, na educação, na segurança. Estamos ao lado do governo, qualquer que seja, quando ele defende a redução de gastos. A reforma administrativa, a mais importante desse país, que não é discutida, é nossa bandeira fundamental."
E defendemos com ênfase o voto distrital. O voto distrital é mais importante do que nunca com a aproximação dos influencers na política. Ela é perigosa, não por serem pessoas ‘do mal’, mas por não terem experiência na vida pública.
Participam do Canal Livre como entrevistadores os jornalistas Fernando Mitre, Thays Freitas e o cientista político Fernando Schüler. A apresentação é de Rodolfo Schneider. O programa começa às 20h no BandNews TV e no canal do Band Jornalismo no YouTube, e é exibido novamente às 23h30, após o Programa do João, na tela da Band.