O Canal Livre do próximo domingo (01) recebe o governador do Pará, Helder Barbalho, e vai discutir desenvolvimento sustentável na Amazônia, o aumento do número de incêndios na região e os caminhos para combinar crescimento econômico e preservação ambiental.
Helder deu um panorama de como está a situação do estado com as queimadas que tem acontecendo no país todo, mas afetado a área amazônica. Segundo Helder, houve aumento nos focos de incêndio em um ano.
“Primeiro, a medida que tomamos ela é proporcional à urgência e aos dados que verificamos, onde demonstram um crescimento robusto comparado com o mesmo período de 2023. Para se ter uma ideia de comparação, nós tivemos em focos de queimada entre julho passado comparado com julho deste ano, um aumento de 50%, em agosto um aumento de 40%. Portanto, há um crescimento continuado dos focos de queimada no território paraense”, afirmou o governador.
O governador explicou alguns dos fatores que favorecem esse aumento das queimadas e explicou a medida tomada pelo governo estadual para tentar conter os novos focos no Pará.
“Isto se deve a alguns fatores, nós estamos no verão, um verão extremamente forte em que há vegetação seca e os ventos são intensos. Por parte do produtor rural aproveita-se este momento para manejo de pastagem para limpeza de pasto e por esta razão, por compreender a urgência ambiental, nós tomamos a medida de um decreto que por 180 dias em todo o território do Pará. Está proibido o uso de fogo para manejo e limpeza de pastagem para que nós possamos com isso conter o avanço dos focos de queimada, conter o avanço do prejuízo ambiental”, disse Helder.
A apresentação do Canal Livre é de Rodolfo Schneider. Participam como entrevistadores os jornalistas Fernando Mitre, Eduardo Oinegue e Thays Freitas. O programa vai ao ar às 20h no BandNews TV e no canal Band Jornalismo no YouTube, já na tela da Band é depois do Top Cine.