
O ex-presidente da República José Sarney afirmou que o Brasil vive uma democracia de massa. Em entrevista ao Canal Livre, que ao ar neste domingo (30), o político disse que os brasileiros gozam da sua cidadania e de todas as liberdades.
“Nós construímos uma democracia de massa, o que é uma coisa diferente de só teoricamente dizer que o país era democrático. Mas hoje nós temos uma democracia de massa no Brasil. Quer dizer, o povo brasileiro, as pessoas, eles gozam da sua cidadania, na sua integridade, eles gozam de todas as liberdades. O país vive inteiramente a liberdade, porque o conceito de democracia, eu acho que o que é o coração dela é realmente a liberdade. A liberdade tem um poder criativo que invade todos os setores e cria uma sociedade democrática. É o que hoje nós temos”, disse.
Sarney também relembrou que o Brasil passou por momentos delicados, como os impeachments dos ex-presidentes Fernando Collor, em 1992, e de Dilma Rousseff, em 2016, além dos atos de oito de janeiro de 2023.
“Conseguimos atravessar todas as dificuldades, dois impeachments, mais os atos de 8 de janeiro. Enfim, nós conseguimos que essas instituições foram fossem tão fortes que estão hoje aí entre civis e militares também, todos integrados nesse conceito e nessa desfruto do que é a democracia com a absoluta liberdade”, explicou.
O Canal Livre deste domingo (30) celebra os 40 anos da redemocratização brasileira, depois de vinte e um anos de ditadura militar. A doença de Tancredo Neves e a tensão antes da posse, os sucessivos planos econômicos na busca por estabilizar a economia e controlar a inflação e os bastidores da constituinte de 1988.
O programa vai ao ar às 20h na Bandnews TV e à meia noite na Band TV.