O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, criticou o que chamou de “falta de renovação do PT”, o que, na visão do político, prejudica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na condução do terceiro mandato. A declaração foi dada em entrevista ao Canal Livre que foi ao ar no último domingo (3), uma semana após o segundo turno das eleições municipais.
“Eu vejo o PT com problema sério, seja na condução do governo como nos municípios brasileiros, nos estados, de renovação. Ele está passando pelos mesmos problemas que passa o PSDB. A falta de renovação fragiliza qualquer governo. Afinal de contas, o governo é do PT. O presidente Lula é do PT. Essa ausência da renovação dos quadros está fazendo com que o presidente Lula pague um preço alto”, considerou Kassab.
A fala de Kassab se contextualiza com a vitória do PSD no pleito municipal, legenda que conquistou o maior número de prefeituras. O partido venceu em 887 municípios, seguido pelo MDB, com 854, e Progressistas, com 747. Os três integram o centro no espectro político.
Apesar de integrar o governo federal, por meio de filiados como chefes de ministérios, Kassab também fez alertas quanto à necessidade do rigor fiscal para atração de investimentos e, consequentemente, crescimento do país.
“É um governo que, na economia, poderia avançar um pouquinho no rigor fiscal para que pudesse dar mais segurança ao investidor. É isso que acho que mais falta neste governo, trazer mais confiança para o investidor, para que a gente possa recuperar a nossa capacidade de crescimento mais rápido”, analisou Kassab.