Eleitor 'fugiu do radicalismo' nas eleições municipais, diz Kassab sobre sucesso do PSD

Presidente do partido que mais elegeu prefeitos em 2024 participa do Canal Livre deste domingo

Por Da redação

Gilberto Kassab no Canal Livre
Reprodução/Band

Presidente do PSD, Gilberto Kassab atribuiu o crescimento do partido nas eleições municipais de 2024 à “fuga do radicalismo” e à “procura pela moderação”. Neste ano, a sigla conquistou as prefeituras de 891 cidades, tornando-se a legenda que mais elegeu prefeitos em todo o país. Em seguida veio o MDB, com 864. 

Segundo Kassab, em entrevista ao Canal Livre deste domingo (3), os números mostram também que a ideia de que o Brasil vive uma polarização entre direita e esquerda desde a disputa presidencial de 2022, entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), é equivocada. 

“Quando tivemos Lula x Bolsonaro e aquele enfrentamento, ânimos acirrados, clima de ódio, as pessoas diziam ‘acabou o centro no país’, ‘hoje é direita ou esquerda’, ‘o mundo caminha para isso’. Eu sempre disse que não é bem assim”, afirmou.

“Naquela eleição só tinha Lula e Bolsonaro, [o eleitor] tinha que fazer uma opção. Como eram duas propostas que representavam extremos, quem não gostava de um só tinha o outro. Parecia que o país estava dividido entre metade Lula e metade Bolsonaro, mas quase 70% não eram nem um nem outro. Foi a escolha da rejeição – sem tirar o mérito da liderança dos dois, que são grandes líderes políticos do país”, completou. 

“Agora, nas eleições municipais, a maior parte das cidades não era esquerda x direita. Sempre tem aquele candidato moderado, preocupado com os problemas locais. Prevaleceram essas vitórias. O PSD, como outros partidos de centro, teve vantagem com esse clima de procura do entendimento, moderação."

As pessoas fugiram do radicalismo e fomos beneficiados. Mas também precisa ter bons candidatos – bons candidatos novos ou prefeitos que faziam boa gestão e mereciam a reeleição.

Como exemplos de sucesso, citou Rafael Greca (que elegeu seu vice, Eduardo Pimentel, em Curitiba); Eduardo Paes (que foi reeleito no Rio de Janeiro); Fuad Noman (reeleito em Belo Horizonte); e Eduardo Braide (reeleito em São Luís). 

Participam do Canal Livre como entrevistadores os jornalistas Fernando Mitre, Thays Freitas e o cientista político Fernando Schüler. A apresentação é de Rodolfo Schneider. O programa começa às 20h no BandNews TV e no canal do Band Jornalismo no YouTube, e é exibido novamente às 23h30, após o Programa do João, na tela da Band.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.