O psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP, Christian Dunker, deu algumas dicas, durante o programa Canal Livre, para que os pais possam reconhecer e entender sinais que possam ser preocupantes a partir do uso de celular por crianças e adolescentes.
“Acho que, no fundo, a gente já tem que testar travessias, né? Travessias do público por privado, travessias da intimidade para comunalidade. E isso envolve, sim, sair do papel acomodado que a gente tem de que eu tô fazendo minha parte, ele quer se vire na escola, ele que se vire no quarto”, explica o psicanalista.
Para o professor Instituto de Psicologia da USP, usar o celular durante o almoço ou jantar corta um tipo de discurso, de conversa cotidiana que faz com que os pais percebam certos detalhes.
“Celular ou tela, em vez de relação social, levante os ouvidos. Quer dizer, não demonizar o objeto, ‘O celular que tá criando, levando meu filho para o mau caminho’, não. É o uso que aquela criança ou aquele adolescente está fazendo o celular. Mas para ter noção de uso, você tem que compartilhar”, declarou Christian Dunker.
“Tem que fazer um esforço de letramento. ‘Você sabe o que quer dizer esta palavra nesse código? Não’. Então, vai esperar acontecer um colapso para se interessar por outras linguagens que elas têm e que, muitas vezes, você diz: ‘Lavo minhas mãos. Isso é coisa deles’. Isso podia fazer o antigo pai, né? Hoje não dá mais”, completou.
Canal Livre
O programa deste domingo (13) debate a influência das redes sociais e o uso excessivo de telas na rotina das crianças e adolescentes, e como os pais podem participar da vida virtual de seus filhos.
Os níveis seguros de uso da tecnologia, as formas de proteger os menores dos perigos a que estão expostos na internet e o papel da escola diante deste dilema moderno são alguns dos temas que serão debatidos no programa.
O Canal Livre recebe o psicanalista Christian Dunker. Participam como entrevistadores os jornalistas Fernando Mitre, Thais Dias e Olívia Freitas, com apresentação de Rodolfo Schneider.
O programa vai ao ar neste domingo, às 20h, na BandNews TV e mais tarde, na Band TV, depois do Programa do João.