A morte do jogador uruguaio Juan Izquierdo, zagueiro do Nacional-URU, gerou comoção internacional. O atleta sofreu uma arritmia cardíaca durante uma partida de futebol no Brasil. Em entrevista ao Canal Livre, a médica cardiologista Fernanda Consolin Colombio afirmou que o caso do atleta uruguaio pode ser um dos casos de sobrecarga e aumento da espessura do coração, mais comum em atletas.
“No caso do atleta, pode ocorrer de o coração ficar espesso, sobrecarregado. Nos deixa surpresos, porque os colegas que atuam na medicina do esporte estão fazendo avaliação constante”, disse.
De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, o jogador sofreu um quadro de “morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca”.
“Para quem tem doença cardíaca, qualquer sintoma é alerta. Para quem pratica esporte, a arritmia pode se manifestar antes com batidas descompassadas... em algumas manifestações, a primeira é súbita. Mas é raro”, explicou.
O Canal Livre vai ao ar neste domingo (15) às 20h na BandNews TV e 00h na tela da Band. A apresentação é de Rodolfo Schneider, com a participação dos jornalistas Fernando Mitre e Andressa Guarana.