O professor de relações internacionais Sidney Leite fez uma análise durante entrevista ao programa Canal Livre, exibido neste domingo (10), sobre a possibilidade do governo Donald Trump 2 ser moderado. O republicado venceu Kamala Harris nas eleições realizadas em 5 de novembro.
O programa Canal Livre fez uma análise dos resultados das eleições nos Estados Unidos, os impactos na geopolítica global e o que esperar da relação do governo brasileiro com o presidente eleito Donald Trump.
“Nós temos que levar em consideração, o cenário é bem diferente de 2016, o cenário de 2024-2025, quando ele assumir, é muito mais denso, muito mais complexo, muito mais refratário a cooperação. É muito curioso, porque essa segunda campanha do Trump foi muito mais organizada, ele foi muito mais disciplinado. Foi uma campanha muito mais profissional. E aí a gente tem uma explicação por trás de todo esse planejamento, tem o primeiro nome do seu governo que é a Susie Wiles”, declarou Sidney Leite.
“Susie Wiles é moderada, ela tem uma visão mais protocolar. Então se espera muito um Trump vitorioso, vingador. Um Trump mais moderado, Trump com desafios internos e externos, de grande magnitude. Portanto, vai deixar um pouco para trás essa campanha apocalíptica dos dois lados, então eu tendo a crer que haverá um choque de realidade e teremos um Trump mais moderado, embora vitorioso em todos os aspectos”, completou o especialista em relações internacionais.