
O psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP, Christian Dunker, declarou durante entrevista no programa Canal Livre que crianças e adolescentes apreenderam a se tornar personagens quando usam a internet.
“Nossas crianças e adolescentes estão aprendendo, com uma pujança inédita, a se tornarem personagens. Não é isso que a gente faz quando entra na internet? Eu crio um personagem, uma versão de mim e ajusta a linguagem em função disso”, afirmou o psicanalista.
“No caso da diferença entre filhos e filhos e pais, o que acontece? Você tem uma versão muito bem manipulada de que personagem tem que fazer para meu pai, para a minha mãe. E um personagem que é dissociado do que eu vou entrar na internet e daquele personagem que eu faço na escola. Isso horroriza a gente porque como se eu tivesse um conhecimento falso, uma relação onde tem um quarto escuro onde eu não entro. Isso aumenta a insegurança dos pais”, completou Christian Dunker.
Canal Livre
O programa deste domingo (13) debate a influência das redes sociais e o uso excessivo de telas na rotina das crianças e adolescentes, e como os pais podem participar da vida virtual de seus filhos.
Os níveis seguros de uso da tecnologia, as formas de proteger os menores dos perigos a que estão expostos na internet e o papel da escola diante deste dilema moderno são alguns dos temas que serão debatidos no programa.
O Canal Livre recebe o psicanalista Christian Dunker. Participam como entrevistadores os jornalistas Fernando Mitre, Thais Dias e Olívia Freitas, com apresentação de Rodolfo Schneider.
O programa vai ao ar neste domingo, às 20h, na BandNews TV e mais tarde, na Band TV, depois do Programa do João.