Brasil tem geração que perdeu noção com suas raízes políticas, diz Sarney

Em entrevista ao Canal Livre, que vai ao ar neste domingo (30), Sarney também destacou que os políticos “estão olhando muito para os interesses individuais”

Da redação

Brasil tem geração que perdeu noção com suas raízes políticas, diz Sarney
José Sarney
Reprodução/Canal Livre

O ex-presidente da República, José Sarney, afirmou que o Brasil sofre com o ‘desaparecimento’ de líderes políticos no cenário atual. Em entrevista ao Canal Livre deste domingo (30), Sarney também destacou que os políticos “estão olhando muito para os interesses individuais” 

“Hoje não temos mais líderes. Temos uma geração que perdeu a noção com as suas raízes políticas. Seus compromissos desapareçam, não só programáticos, como também de conduta dentro do próprio Congresso. As lideranças desapareceram. Eles estão olhando muito para os interesses individuais, para os interesses do orçamento, o que não existia antigamente”, disse. 

Sarney contrastou a realidade atual com o período em que atuava no meio político e completou dizendo que o Brasil precisa de lideranças com perspectivas diferentes e com pautas sociais.  

“Hoje estamos enfrentando isso. A falta de lideranças que tenham uma visão diferente, uma visão programática, uma visão que deixe os interesses individuais, porque o bom político pensa nos outros, na sociedade, em mudar o mundo, em mudar sua cidade, município, estado. Hoje parece que desapareceu isso. As redes sociais fizeram uma coisa na opinião, no povo e isso refletiu, inclusive com seus efeitos, na parte política”, afirmou. 

O Canal Livre deste domingo celebra os 40 anos da redemocratização brasileira, depois de vinte e um anos de ditadura militar. A doença de Tancredo Neves e a tensão antes da posse, os sucessivos planos econômicos na busca por estabilizar a economia e controlar a inflação e os bastidores da constituinte de 1988. 

Veja a íntegra do Canal Livre

Tópicos relacionados

Mais notícias