A história de Tiradentes e de outras lideranças que ajudaram a construir os valores democráticos e inspiraram o processo de independência do Brasil é o principal tema do Canal Livre deste domingo (24).
Em entrevista aos jornalistas Rodolfo Schneider, Fernando Mitre e Sérgio Gabriel no Canal, a pesquisadora e historiadora Heloisa Starling diz que Tiradentes é um personagem de muitas habilidades.
“É difícil falar de Tiradentes. Tiradentes é múltiplo. Ele é um personagem de muitas habilidades e com uma vida muito legal. Quando a gente vê a vida do Tiradentes a gente consegue entender porque ele se mete na Conjuração Mineira como grande propagandista”, disse Starling.
Entrada na Conjuração Mineira
A historiadora explica que para entender a entrada de Tiradentes na Conjuração Mineira é preciso ver como foi sua vida antes.
“Quando a gente vê a vida do Tiradentes, a gente consegue entender porque ele se mete na Conjuração Mineira como grande propagandista. Ele começa a vida como tropeiro, aí ele vai se alistar na tropa e vai fechar o caminho que vem do sertão, onde passa o contrabando. Como tropeiro ele conhece o interior e como militar, no caminho do sertão, ele sabe como faz para ir para o que hoje seria o Nordeste. Depois ele se transforma no comandante da patrulha do mato, que é o caminho que liga o Rio de Janeiro”, explicou.
Heloisa Starling também diz que Tiradentes viu o potencial econômico das Minas Gerais. Por conversar com todo mundo e ser bem conhecido, ele passou a observar de perto que a coroa portuguesa está sem ouro e passou a exigir o que não poderia ser pago.
A historiadora afirma que Tiradentes queria Minas Gerais independente por causa das riquezas que o estado possuía, que iam muito além do ouro.