Notícias

Canal Livre: ministro da Agricultura celebra aumento de produtividade no Brasil

Carlos Fávaro é o entrevistado deste domingo (16) e cita que ritmo da produção agropecuária pode aumentar sem desmatar

Da redação

O Canal Livre deste domingo (16) debate os rumos do agronegócio no Brasil e os recordes que o setor agropecuário está batendo em 2023, tanto na produção, quanto exportação. O programa entrevista o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro

O programa Canal Livre vai ao ar na Band à meia-noite, BandNews TV às 20h e no YouTube, também às 20h. Na entrevista, Fávaro citou que os recordes mostram que é possível uma produção sustentável no agro e celebrou que o aumento da produtividade não teve a necessidade de aumentar as áreas de cultivo ou de pasto. 

“Não tem nada mais sustentável que isso, produzir tanto no mesmo hectare e no mesmo ano, quer algo mais sustentável que isso? Aumentar a produtividade de forma muito mais vertiginosa do que área plantada? E saber que podemos aumentar e intensificar a nossa área plantada em detrimento do desmatamento”, afirma.

Segundo Fávaro, o governo federal trabalha para que essa tendência de aumento de produção e menos desmatamento do setor agropecuário siga. “É uma vocação brasileira. Se chegamos a esses números e podemos já nas análises feitas juntas à Embrapa, se tornando um programa de governo, aumentar a área plantada, mas com sustentabilidade, sobre pastagens de baixa produção”, pontua. 

Para o ministro da Agricultura, há a perspectiva de aumentar ainda mais a produção, sem derrubar uma árvore. “O Brasil hoje produz em torno de 50 milhões de hectares em primeira safra, o que chega a 77 milhões de hectares em duas safras no mesmo ano”, diz e completa:

"Temos uma perspectiva de que dos 160 milhões de hectares de pastagem, 25% disso está em boas condições, parte não deve ser mexida, porque estão em biomas que não podem ser tocados. Mas temos 40 milhões de hectares de altíssima aptidão, que não precisa derrubar uma árvore". 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais