Canal Livre: Império foi período de estagnação no Brasil, diz Jorge Caldeira

O Canal Livre deste domingo debate as revoltas e conjurações que traçaram os caminhos até a República no Brasil.

Da redação

O Canal Livre deste domingo debate as revoltas e conjurações que traçaram os caminhos até a República no Brasil. Um desfecho do projeto "Band nos 200 anos da Independência". O programa recebeu o escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras, Jorge Caldeira. Assista acima a entrevista completa.

Crescimento da economia

Jorge Caldeira explicou como a economia brasileira mudou da época do Império até a República e destaca o crescimento durante os anos de 1890 e 1970.

“O Brasil de 1800 era do tamanho dos Estados Unidos. Eram duas economias do mesmo porte, mesma exportação, mesma população, cidades do tamanho, escravidão parecida. O Brasil de 1890 era 15 vezes menor do que os Estados Unidos. O Brasil hoje é 12 vezes menor do que os Estados Unidos. Então, quando se fala de crescimento econômico, o império é um período de estagnação absoluta, com crescimento da renda per capita zero em 70 anos. E a República de 1890 a 1970 a economia brasileira foi a que mais cresceu no planeta. Então você tem uma aceleração no crescimento brutal na República brutal, muito grande para média, ela é muito acima do resto do mundo e o império é um período de estagnação econômica", disse.

Capitalismo chegou ao Brasil com a República

“O capitalismo com a República. A organização da sociedade para o capitalismo: trabalha acelerado, compra e venda de trabalho, lucro e empresa, isso foi feito na República. Porque tudo que o Império não fazia era isso”, explicou Jorge Caldeira.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.