O embaixador da Rússia no Brasil Alexey Labetskiy falou do posicionamento do Brasil diante do conflito entre o país e a Ucrânia, que completou um ano em fevereiro. O representante russo é o entrevistado desta semana no ‘Canal Livre’, que vai ao ar no domingo (12) na Band, à meia-noite, BandNews TV às 20h e no YouTube, também às 20h.
Na entrevista, Alexey citou que o país respeita o posicionamento do Brasil, mas que “é uma pena que não seja a mesma da Rússia”. “Nós respeitamos a posição soberana do Brasil, que tem sua visão das questões que estamos sobrevivendo no mundo, do conflito ucraniano e respeitamos. É pena para nós que não apoia a nossa visão, mas a visão brasileira não foi introduzida pelos outros países, essa visão é soberana”, analisa.
Ele elogiou o posicionamento do país frente às sanções que a Rússia enfrenta. “Outra coisa que nos interessa é que o Brasil não aceita as sanções ilegítimas impostas pelos Estados do Ocidente, como a União Europeia, OTAN, Estados Unidos e outros”, pontua.
Alexey Labetskiy também se disse interessado com a posição do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Nós estamos estudando com muita atenção toda a iniciativa lançada pela atual administração, pelo atual presidente Lula, que tem sua própria visão da situação global e do conflito ucraniano", indica.
Segundo ele, a solução do conflito entre a Rússia e a Ucrânia é de garantir a segurança dos Estados. “Devemos, porque a segurança em si é inseparável e pode ser observada só quando todos têm garantias legítimas de sua segurança”.