O governo do Canadá anunciou a doação de 200 unidades do veículo de guerra Senator Armored Personnel Carriers (APC) para o exército da Ucrânia. O anúncio foi feito pela ministra da Defesa canadense, Anita Anand, em visita a Kiev. Ela se reuniiu com o ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, nesta quarta-feira (18).
Segundo o governo canadense, este pacote de assistência militar responde a um pedido específico dos ucranianos para estes veículos, que são fabricados pela Roshel, uma empresa canadense com sede em Mississauga, Ontário. Essa ajuda está avaliada em mais de US$ 90 milhões e é alocada como parte dos US$ 500 milhões adicionais em ajuda militar à Ucrânia anunciada pelo primeiro-ministro Justin Trudeau em novembro de 2022.
Os Senator APCs são veículos blindados de tarefas de segurança que são facilmente manobráveis ??e adaptáveis. Os veículos oferecem tecnologia de ponta e armas que podem ser facilmente montadas.
“Quando visitei a Ucrânia há quase um ano, vi um país cheio de pessoas talentosas e ambiciosas que simplesmente querem viver em paz e segurança”, disse a ministra Arnaud. "O amor deles pela liberdade me inspirou na época e hoje inspira o mundo inteiro. Durante a produtiva visita de hoje a Kiev, encontrei-me com autoridades ucranianas, incluindo meu amigo e colega, ministro Reznikov, para aprender sobre as necessidades de segurança mais prementes da Ucrânia e para reafirmar o firme apoio do Canadá. A doação de 200 veículos blindados demonstra nosso compromisso contínuo com a segurança do povo ucraniano.”