No Dia Internacional da Mulher, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, e única mulher da Corte, dedicou uma mensagem a todas as juízas, servidoras, colaboradoras e estagiárias do Poder Judiciário, bem como todas as mães e filhas do quadro feminino da Justiça brasileira, “que trabalham por um Brasil mais democrático e melhor, com uma Justiça mais bem prestada para todas as pessoas”.
No vídeo, Cármen Lúcia faz uma saudação especial às juízas de primeira instância. “que tanto nos ajudam para que o Brasil tenha a prestação jurisdicional devidamente entregue ao cidadão brasileiro, à cidadã brasileira”. Assista:
Também faz questão de lembrar da participação das colaboradoras que trabalham junto à magistratura, sem as quais “não seria possível cogitar da prestação a tempo e modo”.
“Eu quero dar esse abraço especial, neste mês da mulher, comemorado internacionalmente, mas que é o momento de reflexão sobre o papel que nós temos em relação aos que vieram antes e que até aqui palmilharam caminhos tão difíceis para que a gente tivesse essa oportunidade e para os que vierem depois de nós”, disse a ministra.
Atualmente única mulher a ocupar o cargo de ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia destaca a importância de se fazer da data um momento de reflexão sobre os caminhos já trilhados e os que ainda faltam ser percorridos para a representatividade feminina no Poder Judiciário brasileiro.
“Neste mês internacional da mulher, neste mês que nós no Brasil precisamos tanto de pensar sobre o nosso papel. O que já conseguimos e o longo caminho que ainda há a percorrer”, finalizou a ministra.
Dia Internacional das Juízas
A homenagem ao quadro feminino do Poder Judiciário neste Mês da Mulher também se estende à comemoração do Dia Internacional das Juízas, celebrado em 10 de março.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para buscar que os tribunais em todo o mundo representem de forma mais igualitária a sociedade, para incentivar o avanço da participação das mulheres nas instituições judiciárias.
O quadro de juízas instrutoras e auxiliares do STF conta com 13 magistradas que trabalham junto aos gabinetes da Presidência, dos ministros e da ministra Cármen Lúcia.