A Câmara dos deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (13) um projeto de lei que pode levar a uma proibição nacional do TikTok. A votação foi muito expressiva. Eram necessários 2/3 da casa para que esse projeto passasse.
E a votação terminou em 352 votos a favor e 65 contrários, sendo que estes contrários integram 15 deputados republicanos e 50 democratas.
A medida ainda precisa ser votada no Senado. A casa é controlada pelos democratas e ainda não há uma indefinição do que pode acontecer. Porém, o presidente americano, Joe Biden, já deixou muito claro que se esse projeto for aprovado nas 2 casas do Congresso americano, ele vai sancionar a lei.
Os Estados Unidos estão querendo pressionar a bytedance, que é uma empresa chinesa que detém o TikTok a vender a sua parte na China, ou seja, vender para ativos americanos para que o aplicativo se torne norte-americano. Cerca de 170 milhões de americanos estão inscritos no Tik Tok.
Isso em meio à pressão de parte dos políticos do país de e acusações de que a China poderia usar o aplicativo para acessar dados dos usuários, violando e colocando em risco a segurança nacional.
O ex-presidente Donald Trump, por meio da Truth, disse que se opõem a essa proibição do TikTok nos Estados Unidos porque isso poderia favorecer outras empresas como, por exemplo, o Facebook.
O projeto exige que a bytedance venda a sua parte do TikTok e em até 5 meses e, se isso não for feito, o TikTok será banido dos Estados Unidos das lojas de apps da Apple e do Google.