As equipes de resgate encontraram nesta segunda-feira (16) as caixas-pretas - equipamento utilizado em aeronaves para gravar voz e dados do voo - do avião que caiu no Nepal neste domingo (15). Aparelhos devem ajudar as autoridades a entender a causa do acidente.
Segundo informações da companhia aérea Yeti Airlines, 72 pessoas - sendo quatro tripulantes - estavam a bordo da aeronave, entre mulheres, homens e crianças, As autoridades confirmam que desse total, 68 morreram, mas acreditam que não há sobreviventes. Esse é o pior acidente aéreo do país desde 1992, quando uma aeronave caiu e matou 167 pessoas.
No avião de modelo ATR 72 tinha 57 passageiros nepaleses, cinco indianos, quatro russos, dois sul-coreanos, um argentino, um australiano, um irlandês e um francês.
A presidente do Nepal, Bidya Devi Bhandari, informou que ficou em choque ao saber do acidente. “Expressando minhas mais profundas condolências aos passageiros e tripulantes que perderam suas vidas no acidente, expresso minhas mais profundas condolências às famílias enlutadas”. O governo local declarou luto.
Já o primeiro-ministro do país, Pushpa Kamal Dahal, disse que está profundamente triste com o trágico acidente de avião. “Apelo sinceramente ao pessoal de segurança, a todas as agências do governo do Nepal e ao público em geral para iniciar um resgate eficaz”.