Caetano, Gal e João Gilberto entram na lista dos maiores cantores da história

Ranking dos 200 maiores cantores de todos os tempos foi divulgado pela revista americana Rolling Stone

Da redação

Caetano, Gal e João Gilberto entram na lista dos maiores cantores da história
Divulgação/Reprodução/Redes Sociais

A revista americana Rolling Stone divulgou neste domingo (1º) a lista dos 200 maiores cantores de todos os tempos. Os brasileiros Caetano Veloso, Gal Costa e João Gilberto aparecem no ranking. 

Caetano Veloso aparece na posição 108; Gal Costa, que faleceu em novembro de 2022, aparece na posição 90 da lista; e para completar o time de brasileiros no ranking dos maiores cantores, o mais bem colocado é João Gilberto, em 81º.

A publicação diz que Caetano Veloso é o principal cantor e compositor do Brasil, o “equivalente nacional de Dylan”. Para a revista, o artista brasileiro é “um roqueiro revolucionário com uma forte inclinação literária''. 

Rolling Stone diz que Caetano Veloso é um artista mestre e encantador quando acelera o ritmo e lança gritos e trinados emocionantes. “Ele transmite tudo isso em inglês e também em português do Brasil”. 

Em relação a Gal Costa, a revista americana diz que a baiana tem um poder transformador na voz. “Como uma luminosa rainha Midas, a diva baiana transformava em ouro tudo o que tocava: tropicália de olhos arregalados (“Baby”, clássico brasileiro do final dos anos 60), samba-rock sexy (“Flor de Maracujá”), frevo carnavalesco exuberante (“Festa Do Interior”) e bossa funkificada (sua leitura de 1979 do padrão “Estrada do Sol” é tão exuberante e mística que beira o surreal)”.

A Rolling Stone relembra a regravação de “Sua Estupidez”, interpretada originalmente por Roberto Carlos, que Gal Costa transformou uma balada sentimental em uma declaração de partir o coração de beleza e arrependimento. “A vocalista feminina mais transcendente da era pós-bossa”. 

Ao falar de João Gilberto, a Rolling Stone exalta a Jovem Guarda e diz que foi um dos movimentos culturais mais poderosos que surgiram na América Latina e o descreve como “discreto cantor e violinista”. 

“O carioca murmurava e sussurrava com uma desenvoltura que fazia cada música parecer uma reunião casual de amigos. Esse estilo - sua poesia e calor - combinava perfeitamente com as narrativas da bossa sobre a contemplação da vida na praia de Copacabana”, acrescenta a publicação.

Citando o álbum de estreia de Gilberto em 1959, cita que ele “deu o tom para a revolução que se seguiu, e o clássico jazzístico de 1964 Getz/Gilberto resumiu sua energia com ‘Garota de Ipanema’, que ele tocou ao lado do inglês quebrado de sua cadenciada esposa Astrud”. 

Top 10 dos maiores cantores de todos os tempos pela Rolling Stone

  • Aretha Franklin;
  • Whitney Houston;
  • Sam Cooke;
  • Billie Holiday;
  • Mariah Carey;
  • Ray Charles;
  • Stevie Wonder;
  • Beyoncé;
  • Otis Redding;
  • Al Green.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.