Um caça F-16 da Força Aérea dos Estados Unidos caiu nesta segunda-feira (11) no Mar Amarelo, na Coreia do Sul, durante um exercício de treinamento de rotina. Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o piloto foi resgatado após ser ejetado da aeronave.
O caça decolou da Base Aérea de Kunsan, em Gunsan, 178 quilômetros ao sul de Seul, e passou por uma “emergência em voo” às 8h43 (horário local) antes da queda, segundo os militares americanos.
“O piloto foi resgatado pelas Forças Marítimas da República da Coreia, acordado e em condição (de saúde) estável. Ele retornou à Base Aérea de Kunsan, onde será avaliado mais detalhadamente”, disse o comunicado da 8ª Ala de Caça.
O comandante da unidade, coronel Matthew Gaetke, declarou no comunicado que está grato pela recuperação do piloto e reforçou que ele estava em boas condições de saúde.
Segundo a Força Aérea dos Estados Unidos, a causa da queda do caça durante o voo é desconhecida e o incidente será investigado. No comunicado, pontuou que mais detalhes do caso não serão divulgados até a conclusão da investigação.
A base aérea localizada na cidade de Gunsan, na costa oeste da Coreia do Sul, e é uma das duas principais bases aéreas utilizadas pelos militares dos Estados Unidos no país.
Em maio, um F-16 da 51ª Ala de Caça dos Estados Unidos caiu em uma área agrícola próximo à Base Aérea de Osan, em Pyeongtaek, 60 quilômetros ao sul de Seul. Na época, o piloto escapou com segurança e não houve vítimas.